Em 2014 o sonho de muita gente pode se tornar realidade. Quem deseja conseguir emprego mas ainda não possui uma qualificação profissional, a chance pode ser agora. Já estão abertas as inscrições para quem deseja buscar capacitação em um dos muitos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através de uma parceria entre o Governo Federal, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Sistema Fecomércio/RS.
Em 2013 foram abertas 1.389 vagas em 30 diferentes cursos. 935 pessoas aproveitaram a oportunidade e se qualificaram. Muitas já estão trabalhando. É o caso do ex-lavador de carros Aluísio André Beier, 30 anos, morador do bairro Aliança. Incentivado pelo próprio patrão, dono do posto de gasolina onde trabalha, junto à BR 471, ele resolveu se inscrever no curso de frentista.
Decidido a melhorar de vida, durante três meses — de agosto a outubro — Aluísio frequentou as aulas no Senac, no turno da manhã. Do meio-dia às 20 horas seguia trabalhando normalmente como lavador de carros. Após terminar o curso foi promovido e já está atuando como frentista. O resultado de tanto esforço ele sente direitinho no final de cada mês. “Valeu a pena, meu salário aumentou em mais de 50%”, conta orgulhoso.
Nem bem ingressou na nova atividade ele já faz planos para mais um salto na carreira, procurou novamente o Cras Integrar e colocou seu nome na lista de espera na perspectiva de uma vaga para o curso de ajustador mecânico. Para melhorar de vida ele já conhece bem o caminho. “Quero fazer mais cursos, buscar mais conhecimento”, disse.
Essa mesma força de vontade levou Angelita Karls, 41 anos, Jurema dos Santos Moraes, 33, e Janaína Silva, 24 anos, a se inscreverem no curso de cuidador de idosos, também ministrado pelo Senac. De abril a julho elas acompanharam as aulas passo a passo, não faltaram um único dia e aprenderam desde as tarefas mais simples de um acompanhante até procedimentos mais especializados na área de enfermagem, como aplicação de injeções, manuseio de sondas e outros instrumentos.
Há poucos meses montaram um pequeno negócio, o Cuidadoras em Ação. Além dos tradicionais cartões de visitas, elas divulgam o trabalho através das redes sociais e já estão em busca de novas colegas para abraçar toda a demanda de serviços que chega. “Nesses meses de janeiro e fevereiro, as famílias querem viajar e muitas vezes não tem com quem deixar os idosos, por isso a procura aumenta muito”.
Mesmo trabalhando dia e noite elas garantem que não têm como dar conta de todos os pedidos e confirmam que nessa área o mercado é mesmo promissor, com bom retorno financeiro, porém fazem uma ressalva. “Não adianta fazer pelo dinheiro, tem que gostar de trabalhar com idosos, ter paciência e tratar com carinho”, ensina Angelita. Sobre as oportunidades de trabalho ela é otimista. “Emprego tem em qualquer área, é só a pessoa se qualificar. Mais do que ajudam é impossível, ganhamos lanche e passagem de ônibus, é só a gente se inscrever e frequentar as aulas”.
Novos cursos
Dentre os cursos mais procurados em 2013 estiveram auxiliar administrativo, manicure-pedicure, soldador, eletricista e operador de computador. Para este ano mais de 20 novos cursos estão sendo oferecidos e já é possível deixar o nome na lista de espera, até mesmo para aqueles que iniciarão apenas no segundo semestre.
A vice-prefeita e secretária municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, chama a atenção para as oportunidades que estão sendo ofertadas, especialmente a pessoas de baixa renda, moradores de rua, deficientes, usuários do Bolsa Família e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A ideia do nosso governo vai muito além de conceder bolsa disto ou bolsa daquilo. O assistencialismo é uma política do passado, as pessoas precisam sair dessa condição e buscar a emancipação”, disse.
Para ela ter uma profissão, estar inserido no mercado de trabalho e ser capaz de prover o seu sustento e o de sua família é o que possibilita uma condição de dignidade. “Não é por acaso que o nome inclusão foi acrescentado à Secretaria de Desenvolvimento Social.
Dentre as novas opções de cursos, muitas foram selecionadas para atender a demanda da indústria, hoje carente de mão de obra especializada. Há vagas para alimentador de linha de produção, assistente de controle de qualidade, assistente de planejamento e controle de produção, operador de empilhadeira e traçador de caldeira.
Cabe lembrar que os cursos são pactuados pela Comissão Municipal de Emprego, que tem a representação de três segmentos: poder público, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, empresários, representados através da ACI, CDL e Assemp, e trabalhadores. A escolha é feita conforme as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Alguns cursos têm previsão de início das aulas já na primeira quinzena de fevereiro.
Locais de inscrições
Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1576
Fone: 3711 7403
CRAS Integrar
Endereço: Rua Padre Luiz Mueller, 490, bairro Bom Jesus
Fone: 3713 4288
CRAS Beatriz Frantz Jungblut
Endereço: Rua David Severo Mânica, 369, bairro Santa Vitória
Fone: 3711 9187
Cursos com inscrições abertas
– Cuidador de Idosos
Aulas de 11/02 a 22/04, turno manhã, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h.
– Cuidador Infantil
Aulas de 17/03 a 25/08, turno da noite, 2ª, 4ª e 6ª feira, das 19h às 22h.
– Inglês Básico: Aulas de 12/02 a 09/07, turno da tarde, 2ª, 4ª e 6ª feira, das 14h às 17h.