A Prefeitura de Santa Cruz do Sul receberá uma iluminação diferente alusiva ao Outubro Rosa, período em que são promovidas ações de prevenção do câncer de mama em todo o mundo. O Palacinho, na Praça da Bandeira, será iluminado na cor rosa a partir de hoje, 1º, às 18h30, em solenidade que deve contar com a presença de representantes do poder público municipal, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre outros parceiros da campanha.
O laço cor-de-rosa foi lançado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído na primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Sete anos depois, atividades voltadas à conscientização da importância do diagnóstico precoce consolidaram o Outubro Rosa, que se tornou popular em todo o mundo. A ação de iluminar prédios públicos surgiu posteriormente e contribuiu para a expansão do movimento.
No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. O monumento permaneceu iluminado no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.